7.7.05

Ciência e Ceticismo em MP3

A esta altura todo mundo já deve saber que há uma nova onda na Internet: os Podcasts.

Um Podcast nada mais é do que um blog em MP3 que você pode ouvir no computador ou baixar pro seu iPod (ou outro tocador, mas é claro que o iPod é muito mais legal). Os podcasts já estavam aí há um tempinho, mas com o recente lançamento da versão 4.9 do iTunes da Apple (sempre ela) achar e baixar o seu podcast favorito ficou ridiculamente simples. Ultimamente não tenho ouvido outra coisa.

Dos podcasts de música eu não gostei muito; como o repertório precisa ser "podsafe", ou seja, livres de direitos autorais, as músicas são sempre de bandas meio amadoras ou muito antigas. Mas navegando pelas outras categorias descobri alguns podcasts bem legais.

O melhor achado até agora foi o podcast "Skepticality -Science and Skeptic Thought". A descrição deles é a seguinte:

Nosso podcast está aqui para trazer notícias científicas que são relevantes mas mal aproveitadas, assim como discussões profundas com uma perspectiva científica, crítica, cética e bem humorada. Derek e Swoopy são seus anfitriões, preenchendo seu pod e seu cérebro com insights céticos e bate-papo, às vezes acalorado, sobre uma grande quantidade de tópicos que clamam por um exame crítico. Em nossas viagens vamos encarar as bestas da pseudociência; do paranormal, supernatural, encontros com aliens/ETs, história mal compreendida e lendas urbanas. Nossas entrevistas mostram céticos famosos incluindo, astrônomos, cientistas, filósofos e outros, autores de livros científicos, humanistas, céticos e pensadores críticos.




O show é realmente muito bom. No momento ouço o programa no qual eles entrevistam o James Randi (pra quem não conhece, é o renomado mágico que oferece o prêmio de Um Milhão de Dólares a quem demonstrar um genuíno fenômeno paranormal) e penso em como é uma pena que um programa como esse só exista em inglês. Acho que o próximo passo na divulgação da ciência, da razão e do pensamento crítico no Brasil são os podcasts. Agora falta achar os voluntários...

free webpage hit counter