15.11.05

Vudu veterinário

Um dos argumentos usados por médicos homeopatas para defender a idéia de existe mais do que um mero efeito placebo por trás de suas pilulas de açúcar é a suposta eficácia da homeopatia em animais, onde o efeito placebo não existiria. O problema é que essa suposta eficácia também nunca foi comprovada, mas isso não impede os médicos homeopatas de propagarem suas terapias, então não esperamos que impeça os veterinários homeopatas.

Mas, na Inglaterra, um grupo de veterinários resolveu chamar a atenção para o problema, criando a British Veterinary Voodoo Society. Em seu site sarcástico, eles sugerem que o uso da homepatia é tão justificado quanto o uso da milenar arte de espetar agulhas em um bonequinho.

Só que os homeopatas não gostaram, é claro...E em maio deste ano, um veterinário homeopata entrou com um protesto oficial no Royal College of Veterinary Surgeons, alegando comportamento anti-ético por parte dos responsáveis pelo site. O que é curioso, já que ele falsificou parte das provas que apresentou junto com seu protesto. Mas o pior de tudo é que o RCVS acha que ele merece uma resposta e está analisando o problema. Veja os detalhes no blog Skeptico.

Moral da história: se você é um animal na Inglaterra, pense seriamente em emigrar para a Suécia, onde a homeopatia veterinária é proibida.

2 Comments:

Blogger Vanderson Rangel said...

Existem produtos vendidos no Brasil para tratamento homeopático em rebanhos bovinos. Fazem muito sucesso pois prometem a cura para quase todos os males. O resultado em artigos são incomplentos, e na prática 50% dos usuários acham que funcionam; já a outra metade...

Taí o sucesso, com 190 milhôes de bovinos tem muito mercado ainda para esses curandeiros.

Vi um representante do maior fabricante brasileiro desses produtos levar a maior "surra" num debate em um congresso de parasitologia veterinária. Pena só haviam somente pesquisadores lá.

8:45 PM  
Blogger Delerue said...

Existe algum site de homeopatas onde eles argumentem alguma coisa a favor? Eles explicam como funciona? Gostaria muito de saber.

E o que eles têm a dizer sobre:

1- por que não existe anti-concepcional de homeopatia?
2- por que não existe anestesia de homeopatia?
3- por que não se trata câncer ou AIDS com homeopatia?
4- Por que a homeopatia nunca se propõe a curar doenças rápidas e letais que a alopatia não consegue curar?

O que eles dizem sobre isso:

Por que uma coisa que causa dor no estômago pode curar uma dor no estômago (considerando ainda que o homeopata nem procura saber o que causa essa dor)?

E por que diluir uma substância trocentas vezes aumenta a potência de algo, que teoricamente, deveria aumentar o problema?

1:22 PM  

Postar um comentário

<< Home

free webpage hit counter