21.5.06

O Argumento do Pequi.

Um evolucionista está acostumado a ouvir dos criacionistas certos argumentos circulares, como por exemplo...

(1) O Argumento do Relógio, segundo o qual um homem que encontra um relógio abandonado no chão jamais imaginaria que aquele intricado mecanismo, de tão elevada utilidade, pudesse surgir por mero acaso como um emaranhado fortuito de engrenagens e ponteiros.

(2) O Argumento do Monte Rushmore, segundo o qual ninguém em sã consciência poderia atribuir as esculturas dos presidentes americanos à mera erosão agindo ao acaso.

... e vários outros, todos variações do mesmo tema.

Mas nunca, nem nos maiores pesadelos de Darwin, um evolucionista poderia imaginar ser confrontado com O Argumento da Banana.

Segundo esta pérola retórica, a banana é uma fruta tão perfeita, mas tão perfeita, que não poderia ter surgido por acaso. Pense bem: a banana se encaixa perfeitamente na mão do homem, sua superfície não é escorregadia o que ajuda na empunhadura, sua cor indica quando ela está no ponto ideal para o consumo, seu diâmetro e forma recurvada não poderiam ser mais adequados à boca humana e, como se não bastasse a facilidade para retirar sua casca macia, Deus, digo, o arquiteto cósmico que concebeu esta magnífica fruta, ainda a dotou de um apêndice que facilita sua abertura tal qual uma latinha de refrigerante, com a vantagem que você pode sacudir a vontade uma banana que o conteúdo dela não vai explodir na sua cara.

Eu gostaria que as piadas acima fossem minhas, mas não são. Tudo foi dito na maior cara dura pelos pastores no vídeo abaixo. Nele os evangélicos estão tão convencidos de suas argumentações que ainda apresentam a fruta como "o pesadelo dos ateístas".



Eu poderia discorrer longamente sobre como a evolução não afirma que o homem surgiu por acaso como insistem por ignorância ou pura desonestidade os criacionistas. Em vez disso, para manter a discussão no mesmo nível, contra o Argumento da Banana eu prefiro opor o meu próprio argumento: o Argumento do Pequi.

O pequi, como sabem aqueles que vivem na região centro-oeste do Brasil, é uma fruta saborosa que vai muito bem como tempero no arroz, no frango e no peixe. Seu doce é muito apreciado e de quebra ainda tem gente que diz que a fruta é afrodisíaca. Só existe um problema. A semente do pequi, que fica sob a polpa, é recoberta de espinhos; uma mordida errada e o afoito fica com a língua e o céu da boca cravados de dolorosos espinhos que precisam ser removidos um a um com pinça. É mais ou menos como comer um pêssego recheado com um ouriço.

Claro que isso não quer dizer que a banana tenha sido inteligentemente desenhada e o perigoso pequi tenha surgido por acidente. Tanta malevolência não poderia mesmo ser obra do acaso... Pelo contrário; se o Argumento da Banana mostra que existe um Criador com um plano mestre por detrás do projeto das frutas, o Argumento do Pequi mostra que este Criador, seja ele quem for, possui um inefável senso de humor negro. Volta e meia este magnânimo arquiteto deve se divertir com os desavisados que abocanham um pequi maduro e vão direto para o hospital com a boca cheia de espinhos.

Não sei quanto a vocês mas isso para mim é uma vídeo-cacetada dos infernos...

29 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Como é possível q ainda exista gente tão ignorante assim? Como o cara pode dizer q a prova de que Deus existe eh simplesmente o fato de que a natureza existe. Santa ignorância, literalmente.

3:24 AM  
Blogger Ron Jeremy said...

tudo é digerível com uma boa dose de dialética e proselitismo :-(

daí é só botar uma pitada de confirmation bias e voilá!

10:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Quando leio argumentos criacionistas tenho ataques de náusea e riso ao mesmo tempo.

2:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

os criacionistas e os seus inteligentes argumentos servem para uma coisa: para nos fazer rir......

6:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Faltou no exemplo deste criacionista arregaçado citar o filme "Cidade de deus", vcs se lembram da cena da banana? E tem mais também, a banana serve para explicar como usar corretamente a camisinha !
Quaquaquaqua !!!!

8:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

kakakakakakakakaka

Muito bom o "Argumento do Pequi"

kakakakakakakakaka

5:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Então, me interesso muito pelo ceticismo e pelo evolucionismo, mas como não tenho mais tanto tempo, já faz um tempinho que não estudo, então gostaria de tirar umas dúvidas:

Eu acredito que o contra-argumento do relógio de monte rushmore, é que a evolução não pode ser entendida como dada, mas sim como um processo de fatores lentos e desconexos e que seus resultados finais, só são vistos como por exemplo um relógio ou um monte rushmore, porque imaginamos os objetos prontos como dados, como se tivesse evoluidos de uma poeira para um relógio, e que no fim das contas, quem atribui esse lado de que isso é 'perfeito, complexo demais', é nossa cultura racionalista de processos seguidos lógicamente.

Gostaria que por favor alguém me mostrasse outros contra-argumentos ao relógio e ao monte rushmore, e as falhas do meu, valeu galera.

11:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu me lembro quando eu tinha meus quinze anos e que minha mãe queria me obrigar a fazer crisma na igreja... Na primeira aula, o tema era "provas de existência de deus". Uma das "provas" era que se você começasse a questionar, o homem, a natureza e tudo que os cerca, você só chegaria à inevitável conclusão que deus tem que existir. E as "provas" dos criacionistas seguem por aí até hoje, uma mais ridícula que a outra, só quem não tem um mínimo de discernimento crítico mesmo pra aceitar absurdos como esses. Pra mim foi a gota d'água, na época já não suportava mais a idéia de seguir uma religião... E hoje me sinto até agradecido ao padre, por ter aberto minha cabeça ...rs

4:50 PM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Eu acredito que o contra-argumento do relógio de monte rushmore, é que a evolução não pode ser entendida como dada, mas sim como um processo de fatores lentos e desconexos e que seus resultados finais, só são vistos como por exemplo um relógio ou um monte rushmore, porque imaginamos os objetos prontos como dados, como se tivesse evoluidos de uma poeira para um relógio, e que no fim das contas, quem atribui esse lado de que isso é 'perfeito, complexo demais', é nossa cultura racionalista de processos seguidos lógicamente.

Gostaria que por favor alguém me mostrasse outros contra-argumentos ao relógio e ao monte rushmore, e as falhas do meu, valeu galera.


O grande erro dos religiosos está em ignorar o poder da seleção natural. Quer dizer, o que chamamos simplesmente de evolução é na verdade "evolução pela seleção natural". É a evolução pela sobrevivência do mais apto (e não da mais forte, outro erro grotesco de interpretação).

WIdson

10:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Poxa, a banana é a arma mais poderosa do mundo para ocasionar acidentes sobre o aspecto escorregadista que conhecemos.

É a fruta que mais se encaixa com aspectos sexuais, que vira piadinhas sujas.

O mais nutritivo da banana, é justamente aquilo que todo mundo joga fora quando vai comer.

Se amarelo agora é a cor do "pode ir" então teremos que trocar as cores do semáfaro. Até por que existem bananas que ficam vermelhas quando prontas para o consumo.

1:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu realmente achei que o argumento da banana fosse só uma piada... :P

11:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Windson, parabéns pelo blog, é a primeira vez que eu posto aqui!Bom, eu sei que o seu tempo é curto, mais se puder dá uma olhada nesse site http://www.tabernaculonet.com.br e vê quanta besteira escrevem lá...

Bom é isso

Abraços

< RePP >

9:22 PM  
Blogger Edilson Pantoja said...

Que os argumentos criacionistas sejam frágeis, assumindo-se a perspectiva crítica, é fato. Por outro lado, a facilidade, a credulidade com que muitos aderem às modas ateístas também o é. Por outro lado, a postura agnóstica não parece cômoda demais? E aí caímos na tal da aporia, sinal de que a razão, a ciência, nem sempre são bons guias, como também a religião. Nem tudo é tão simples, tão fácil. Na verdade, nada o é.
Abraços de Belém!

10:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

O piqui é a prova de que Deus odeia goianos! ahaha

9:03 PM  
Blogger Darwin said...

Já ouvi falar que um físico calculou a probabilidade de o ser humano ter chegado na forma atual através de evolução desde o mais simples ser vivo. Segundo os cálculos, é próximo de se esperar que um macaco posto na frente de um teclado apertando os botões como um bom macaco aperta (aparentemente ao acaso), escreva Os lusíadas.
Isso quase que prova que o ser humano é um milagre.
Tem as teorias espíritas, interessantes até.

7:14 PM  
Blogger Nuno De Sá Teixeira said...

Viva! Os meus mais sinceros parabéns pelo post e por todo o blog (p.s.: muito bem apanhada a analogia de Carl Sagan para o título do blog! Muito bem!).
Vou fazer questão de acompanhar o "Dragão da Garagem"! Uma vez mais, parabéns!

(Nuno Teixeira, Coimbra, Portugal - www.kymograph.blogspot.com)

4:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

calculou a probabilidade de o ser humano ter chegado na forma atual através de evolução desde o mais simples ser vivo.

Quero saber se ele levou em consideração que a evolução é um algoritmo de otimização dirigido, não só um monte de coisas aleatórias acontecendo completamente ao acaso.

Explico melhor: quando ocorrem mutações, apenas as que trouxerem melhorias à espécie continua. Novas mutações acontecerão sobre esta versão já melhorada da espécie, levando a uma política de melhoria continuada da qualidade e adaptação. Ele calculou assim, ou simplesmente pegou o total de mutações aleatórias que precisariam ocorrer com as formas mais simples de vida?

Que variáveis ele usou para calcular esta probabilidade? Qual o threshold para considerar uma probabilidade concretizada como um "milagre" ou não?

11:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Excelente. Vou chamar no meu blog.

Abs., Tambosi

8:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se esse pastor tivesse passado a adolescência assistindo a 2001 Uma Odisséia no Espaço, ao invés de ficar rezando na igreja, estaria mais livre, leve e solto. No mínimo.

10:07 PM  
Blogger Bananex said...

Widson meu véio, ótimo post, perfeitamente perfeito. Pretendo usa-lo em meu blog futuramente, pois acho que meu blog e o assunto tratado nesse texto encaixam-se muito bem. Mas não se preocupe, não sairei copiando, colocarei o link para o post de vocês que está perfeitamente perfeito, como eu já disse.

Grande abraço e parabéns pelo blog!..Fuis-mes

7:44 PM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Puxa Bananex, gostei do seu blog! Perdi horas lá...

valeu
Widson

9:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

alguém sabe se já tem versão com legendas em português?

12:22 PM  
Blogger Chantinon said...

"evolução pela seleção natural".

Assista "Idiocracy" e apesar do filme ser uma comédia, a cada dia fico assustado como o mundo parece ir no caminho torto.

A evolução humana parece que freiou e passou a marcha ré.

Até acredito em algo "superior", só não sei se esse algo é arquiteto.
Mas sobre o humor dele eu não tenho dúvidas, e um grande brincalhão!

1:49 PM  
Blogger Mary Laiho said...

Dêem uma olhada neste site que indica "falhas" e contradições na teoria da evolução, defendendo o criacionismo.

http://www.militar.cristao.nom.br/estudosint.php?id=23

11:46 AM  
Blogger Douglas Neves said...

Que bobagem esse negócio que a banana foi feita para os homens...

Agora, entrei nesse site e me assustei:
http://www.militarcristao.com.br

Seria engraçado, se não fosse tão assustadoramente terrível.

A parte de perguntas e respostas é a pior...

9:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

Se a fruta é a banana é um presente de Deus para o homem.
Se for o pequi é um castigo para aqueles que pecam.
Sempre existe uma resposta na ponta da língua: Morreu porque Deus quis assim...
Foi salvo da morte, porque foi uma providência divina.

5:31 PM  
Blogger 雷Midedaska恋 said...

Eu havia visto a algum tempo este video. De cara eu acreditei ser uma brincadeira. Pelo visto é tomado como assunto sério...

11:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu gostaria de ver a cara desses pastores ao descobrirem que o objeto de tamanha perfeição deles, a banana,somente possui o formato e características atuais devido á seleção artificial.

Segue uma foto de uma banana selvagem:

http://mmurchie.files.wordpress.com/2010/04/wild-banana.jpg

2:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

A diferença que Deus fez entre a fruta Pequi e a Banana, está no oléo que a primeira produz e com certeza havendo alto consumo da fruta, o homem pode ficar doente. Deus na sua inteligencia criadora pensava em tudo para proteger a sua criatura homem e animais. A banana nao tem oleo e por isso é consumida por quem faz dieta, isto é, ela nao compromete o teor colestero. Cesar Grisólia da Universidade Federal de Brasilia,estudou as propriedades caloricas do Pequi e a determinou como fruto saudável. Porém, ele nao fez 2 anos de observação com grupos de pessoas comendo o Pequi, como é suposto qualquer cientista efetuar com um determinado objeto colocado em obsrvação, para confirmar se 60% do óleo que o Pequi fornece é saudável ao organismo humano ou não. Mesmo considerando que essa gordura toda é insaturada, ninguém provou ainda se comendo o Pequi diariamente fica doente ou nao. O Criador, com certeza sabia disso, por esse motivo os espinhos foram agregados ao fruto para diminuir a "sede ao pote" do ávidos pela fruta. Já a Banana, o Criador nos deu para comer todos os dias, trazendo muitos benefícios ao consumidor.
Enquanto o homem nao aceitar que existe um Criador superior a ele, o bla, bla, bla sobre tudo vai continuar surgindo sem chegar a nenhum lugar.

1:21 PM  

Postar um comentário

<< Home

free webpage hit counter